Quinha

Poesia

Textos


                          O MAIOR LAZER DE TODOS

É evidente. Todos adquiriram o hábito pelo uso das tecnologias digitais. Isso aconteceu, realmente, porque vivemos num mundo sensível e somos influenciados e ao mesmo tempo influenciamos, a todos (dizia Platão). O poder das tecnologias digitais ditam modelos atrativos e os compramos, essa função estimula a humanidade no excesso do consumo. O avolumar de compras digitais tem  finalidade de gerar lucros incalculáveis, aos coletivistas.  
Esses cosmopolitas se debruçam sobre um império de riquezas pelo mundo a fora. Suas viagens, no mundo dos negócios, são acolhedoras em hotéis mais luxuosos, isso sem barganhar qualquer valor econômico. No entanto, eles são mundanos como nós, por isso sentem angústias e uma delas é perder sua fortuna (dizia 
Friedrich Nietzsche).
 O poder das tecnologias digitais é um fluxo (mutação) e mais cedo ou mais tarde, tende passar. Entrementes, as crianças e os adolescentes, ainda, fazem partes dessa geração digital, e os adultos as reprime demasiadamente nesta ação. Mas deixa estar esquecem, conforme dados em pesquisas, há um número gradiente de adultos operando atentamente nessa parafernália digital. Sejam em whatssap, jogos, sms , smartphones, tablets e entre outros. Segundo estudiosos, nesse assunto, a comunicação digital impera incertezas.
Alguns adultos, mesmo cientes e experientes, não orientam adequadamente e satisfatoriamente as crianças e adolescentes para haver uma boa comunicação. A comunicação eficiente precisa apresentar transparência dos elementos constituintes de um sistema. Sejam eles, a postura voltada à pessoa com quem se fala, a sintonia entre a fala e os gestos, o tom e a velocidade da voz. Todos são elementos (analógicos) identificados e fundamentais para analisar se há uma comunicação saudável.
 Todavia nesse mundo cada vez mais veloz, onde a pressa (o tempo) tem direção e sentido econômico e o consumo é extremado. A vulnerabilidade de alguns pais ao deixarem seus filhos (crianças e adolescentes) a mercê das comunicações digitais entretidos, por horas a fio, nessas tecnologias. Faz constatar um desleixo à educação, e muitas das vezes, eles assimilam cenas de violência (em jogos) e padrão de costume e moral diferenciados de uma exemplar sociedade.
 Ademais, estudos científicos comprovam que o uso da tecnologia digital, quando é continua e habitual desde a infância podem causar danos à saúde. O acesso e a demorada duração conectada entre jogos online, redes sócias ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na internet, pode causar dificuldade de socialização, sejam no meio familiar ou no ensino e aprendizagem.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é assegurado todos os direitos fundamentais para as crianças e os adolescentes inerentes à pessoa humana. Assegurando-lhe seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social. Assim como é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar os seus direitos à vida, à saúde à educação.
Contudo, não podemos negar que há benefícios na utilização da tecnologia digital. Esse mecanismo foi um avatar,  no mundo de todos, com grande avanço ao acervo de múltiplas informações às pesquisas, contribuindo para um vasto conhecimentos às ciências, de modo acelere. Basta termos, o cuidado e uma averiguação minuciosa, para separar a realidade das fantasias, para não sermos vítimas de situações constrangedoras ou inapropriadas desse sistema.
 
 
 
QUINHASSILVA
Enviado por QUINHASSILVA em 26/08/2019
Alterado em 10/09/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras